segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Por que?

Eu não sei por onde começar. Adoraria uma linearidade nesse assunto, mas não sei se será possível. Mas é importante frisar uma coisa: Eu não tenho certeza de nada, eu não acho nada, o que mais tenho é dúvidas. Aliás, a unica certeza que tenho é que sou obsessiva, mas estou mais obsessiva ainda. Minha obsessão? Uma parte de mim insiste em me dizer, o tempo todo, que estou sendo obsediada por um espírito ou seja lá o que for. Outra metade me diz que isso é loucura, fantasia, obsessão, sujestão.

Meu texto não vai soar muito lógico, nem estruturado, vou expor aqui as coisas não na ordem em que elas acontecem, mas à medida que vierem à minha cabeça. Aceito julgamentos, mas por favor, não zombem nem sejam cruéis comigo. Liberdade de expressão sim, crueldade não. Bem, um dos fatos que corroboram minha desconfiança é minhas estranhas vontades de fumar. POis é. eu não sou fumante, não sou mesmo. MAs tem épocas, principalmente quando estou mais tristes ou nervosa, que fico com vontade de fumar.

E  eu sei fumar. Eu trago. Os dias mais tensos fumo até 3 cigarros um atrás do outro. MAs depois de semanas tomo nojo e não quero nem sentir cheiro de cigarro. Isso sem fazer esforço nenhum para parar. Fiquei seis meses sem fumar, sem querer fumar, com nojo do cigarro. Aí, a depressão voltou e a vontade de fumar também. Teve dias de eu fumar achando horrível aquele gosto e aquele cheiro, mas eu não conseguia parar, sentia nojo de mim, mas até agora não consigo parar.

Sabe, eu já havia ouvido falar e semana passada li um artigo, desculpe, não lembro aonde nem de quem era, mas era um site espírita, que certos espíritos, após morrerem, continuam com o vício do cigarro. Como ainda estão por aqui, se aproximam daqueles que já tem propensão ao fumo e junto com estes aspiram a fumaça quente que saem de seus pulmões. Esses espíritos acabam passando para a pessoa que está fumando as suas sensações de tristeza, angústia e a necessidade de fumar. Bem, eu li e refleti. Não que eu acredite nisso, pelo menos não uma parte de mim, mas outra parte acredita sim, confesso, mas sei que ninguém que conheço vai acreitar, vão falar que isso é desculpa minha para continuar fumando, que eu tô me viciando, enfim, etc, etc, etc. Isso é uma das coisas que está me enlouquecendo

11 comentários:

  1. Aiaiai, o pensamento atrai, minha família é metade católica e metade kardecista. Cresci estudando isto. Acredito, leia as obras de André Luiz e reze, ore, faça prece. Vc atrai oq vc vibra. O poder está em você. Deus é mais, você é mais, você não é marionete de espírito, você tem livre arbítrio. Seja lá em que tipo de igreja você for, Deus estará lá, pq ele habita em você. Peça a Ele, acredite, e Ele te protegerá. Não é Padre , Pastor ou Dirigente de Centro que vai te salvar, é sua fé. Vai em um destes lugares para se sentir perto de Deus e Ele estará lá te esperando e te atenderá. Comigo dá certo. Bjs, estou torcendo por você. Se quiser depois de dou meu msn.

    ResponderExcluir
  2. Sabe oq é. É q no início da manifestação da minha doença fui tratada como obssedada, oq fez com q eu ficasse pior e demorasse meu tratamento. Então, faça oq quiser, mas não abandone o tratamento, faça junto. Pronto, falei.

    ResponderExcluir
  3. Já sofri com algumas angustias parecidas... minha vó era espírita e me levou a um centro pra fazer um tratamento que sinceramente ajudou bastante. Eles fazem o trabalho a distância... http://www.bezerrademenezesnatal.org.br/tratamento-espiritual.html dá uma olhada no site, veja o que acha...
    Também concordo com o que a RSR falou, mas acho também que as vezes uma ajudinha pode ser necessária.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Contribuindo com RSR, os espiritos só obsediam quando vc da abertura, quando suas energias, seus pensamentos entram em sintonia com eles, então tem que elevar seus pensamentos orar, fazer prece, rezar ajuda, e pensamentos tem que melhorar e pra isso tratamento terapia, na minha humilde opinião é claro. Eu acredito que as coisas andam juntas a ciencia e o espiritual. Então procure o que te faz se sentir bem.

    ResponderExcluir
  5. Olha, não acredito, não, nisso de espírito. Acho que, mesmo sem ser viciada no consumo de cigarros, a ansiedade extrema de certos momentos faz com que vc os procure como forma de alívio. É a mesma coisa que acontece com pessoas que não são dependentes de álcool, mas, volta-e-meia, tomam uma dose pra relaxar, nos momentos de muito conflito. Aprender a tragar foi uma consequência da repetição do ato, das novelas que a gente vê, das antigas propagandas de cigarro, de uma facilidade individual. Todo esse nojo que sente, nada mais é do que a culpa. Você fica dividida entre um prazer e um alívio passageiros e um juízo moral extremamente mordaaz consigo própria, que te castra em tudo. Não estou falando que é pra você fumar, chutar o pau da barraca e era isso (LONGE DE MIM - ODEIO CIGARRO, CIGARRO FEDE, MATA, DÁ CÂNCER E INCOMODA OS OUTROS), apenas acho que você não precisa ser tão cruel consigo em tudo. Talvez o simples fato de se aceitar te permita parar de procurar desculpas em espíritos e relaxar mais, permitindo corrigir as coisas que não te agradam sem subterfúgios, ainda que inconscientes, mas que só servem para te aterrorizar e te torturar e punir ainda mais. BOA SORTE!!!!!!

    FICO FELIZ QUE VOCÊ TENHA VOLTADO! =)

    ResponderExcluir
  6. Força, força, força e mais força!
    Força para deixares de fumar, para procurar tratamento, para procurar ajuda espiritual, ou para simplesmente teres força contra esses pensamentos destruidores...
    Não os deixes vencer! És realmente mais forte que eles... apesar deles nos dominarem e acharmos constantemente que somos completamente impotentes... eu sei...
    Tem força! Eu também ando tentada e a pensar muito em procurar aqui em Portugal em Centro Espírita... Há certas coisas que nos ultrapassam e que eu gostava muito de entender...
    Há um blogue aqui que trata dessas temáticas se quiseres espreitar: http://blog-espiritismo.blogspot.com/
    Um grande beijinho e Força!

    ResponderExcluir
  7. G, concordo com todos os comentários e se fosse vc iria sim atrás de um apoio espiritual, mas logicamente sem abandonar o tratamento.

    Eu acho que a questão espiritual merece nosso respeito, muitas coisas podem acontecer.. mas não acho que seja o caso do cigarro. vou explicar...

    Acho simplesmente que vc não é o tipo de pessoa que se vicia fácil em cigarro, acho que é simplesmente isso. Digo isso pq eu comecei a fumar cedo, na adolescência e de lá pra cá nunca me viciei, fumo por um tempo e depois fico meses até anos sem fumar. Por que eu fumo então? pode parecer papo furado mas eu fumo apenas por prazer mesmo e não por vício. Ultimamente tenho fumado, mas sei que logo enjoarei e ai paro de novo.

    Eu acho que isso é uma condição sua apenas, se fosse um espírito ele iria te fazer fumar sem parar, não suportaria esses períodos de abstinência. Mas enfim... não é por isso que eu descartaria uma ajuda espiritual, acho que sempre ajuda e já que vc está com esse grilo na cabeça não custa nada você ir atrás.. procure um lugar bacana e vá em frente.. cuidar da sua espiritualidade só vai te fazer bem.

    Um super beijo pra você!

    ResponderExcluir
  8. Querida a muito tempo não posto no meu blog ou comento no seu, em primeiro me desculpe e em segundo senti sua falta.
    Sinceramente não acredito em espíritos, seja a linha, kardecista ou não, na verdade não acredito em nada, Deus Demônios e afins, que seja.
    Mas eu não sou a rainha da verdade, pois cada um possuí a sua principalmente quando se trata de religião. Se acredita que de fato esteja acontecendo contigo o que descreves procure uma ajuda espiritual, mas não largue seu tratamento.
    Um beijo e um super grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Oi, você já respondeu?

    Bipolares do Brasil 2012, um projeto que você tem que participar! Essa é a primeira pesquisa nacional para levantamento do número de bipolares no Brasil. Sua participação é fundamental.
    Ajude a divulgar o projeto, junto a amigos e familiares, pode ser que existam pacientes entre seus amigos, e essa informação pode ser muito útil!

    O link para pesquisa pode ser encontrado na página do site http://www.bipolarbrasil.net

    Muito grato!

    Will Brasil - Estou certo do seu apoio nessa...

    ResponderExcluir
  10. Não sei se você é espirita ou se está procurando explicação para augo que você não entende, ajuda espiritual é muito bom, ter fé em momentos críticos é reconfortante e ajuda muito, mas cuidado, as vezes leva tempo para entender nossa doença, eu mesma faz 10 anos que sou diagnosticada como bipolar e não entendo direito o que sinto e muito menos porque, então não entre na neura de estar sendo obsediada pois pode se tornar um ciclo vicioso, procure ajuda com seu medico e terapeuta, entrei neste tipo de neura muito tempo atras bem antes de ser diagnosticada é não me fez bem nenhum, tanto que procurei apenas ajuda espiritual por anos e só aumentou minha neura e consequentemente meu sofrimento, apenas depois que procurei tratamento adequado obtive melhora, então consegui encontrar uma filosofia religiosa que realmente me ajudou a enfrentar minha doença, procure não seguir alguma doutrina religiosa por medo ou desespero, procure estar bem primeiro para fazer uma escolha correta se esse for o caso.

    ResponderExcluir